Com o triturador Sanitrit mude o vaso sanitário de lugar, sem incomodar o vizinho de baixo

Novidades 2023-12-06

Com o triturador Sanitrit mude o vaso sanitário de lugar, sem incomodar o vizinho de baixo

As mudanças de pontos hidráulicos em obras de reforma exigem recursos de engenharia e, na falta de solução efetiva, são viabilizadas com o uso de novas tecnologias, conforme explica a engenheira Mayara Bagagini, da startup Si Advisors. De posse do projeto de arquitetura, ela desenvolve o estudo para encontrar a melhor distribuição para cada ponto. “O primeiro passo é identificar todas as colunas de água fria e de esgoto da residência. E, depois, traçar o melhor caminho para a distribuição”, diz.

Os pontos de esgoto são os mais críticos da reforma hidráulica, por exigirem queda d'água que, muitas vezes, está distante do projetado. A obra é facilitada quando o banheiro tem caixão perdido sob a laje. “Caso contrário, se não conseguimos a queda de água necessária no contrapiso existente, a primeira opção é elevar o nível do contrapiso em 10 cm, em média. Porém, muitos clientes rejeitam porque querem o apartamento todo nivelado”, conta.

A alternativa mais comum é criar a distribuição de esgoto pelo teto do vizinho do pavimento abaixo, o que exige a permissão do seu proprietário. “Podemos, ainda, utilizar bombas trituradoras”, explica, lembrando que a mudança de ponto hidráulico pode ser inviabilizada apenas quando enfrenta uma parede estrutural, um pilar ou uma viga.

Leia na integra no portal Aecweb: clique aqui